Estudo revela força de incubadora mineira

Giuliano Le Senechal
julho01/ 2015

A mais recente pesquisa realizada em Minas Gerais sobre o índice de desempenho de organizações de tecnologia apontou que a Incubadora de Empresas e Projetos do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), em Santa Rita do Sapucaí, foi a que teve o maior número de empresas graduadas em todo o estado até hoje.

Considerada a melhor instituição do país para desenvolvimento local e setorial de projetos de base tecnológica pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), a incubadora já graduou 57 empresas que, juntas, geram 750 empregos diretos e uma receita superior a R$ 110 milhões.

“Todos os parceiros e apoiadores de programas de incubação, assim como as instituições mantenedoras, esperam que as incubadoras apresentem resultados concretos. Sendo assim, esse resultado são extremamente relevantes”, disse Rogério Abranches, coordenador do Núcleo de Empreendedorismo do Inatel.

A pesquisa, executada pelo Núcleo de Tecnologias de Gestão (NTG), da Universidade Federal de Viçosa (UFV), em parceria com a Rede Mineira de Inovação (RMI) objetivou levantar estatísticas gerais sobre o desempenho das atividades de incubação em Minas. Os resultados do levantamento foram apresentados no primeiro semestre de 2015 com base em dados de análises realizadas dois anos antes.

Segundo o responsável pelo levantamento, o professor Marcos Fernandes de Castro Rodrigues, membro do grupo de pesquisa do NTG da UFV, a incubadora do Inatel é, hoje em dia, uma instituição referência no cenário de desenvolvimento regional e nacional. “Basta observar os prêmios recebidos e o volume de projetos que são apoiados e conduzidos por ela para se perceber sua importância. Isso é reflexo do sucesso”, destacou.

No ano passado, a instituição, fundada em 1992, recebeu o prêmio de Melhor Incubadora de Empresas Orientadas para Desenvolvimento Local e Setorial e, em 2005, o de Melhor Projeto de Promoção da Cultura do Empreendedorismo Inovador do País, ambos títulos concedidos pela Anprotec.

Certificada nos padrões da norma ISO 9001, a incubadora do Inatel oferece uma importante  base de apoio para as empresas que estão em fase inicial de implantação de projetos e processos. Além do espaço físico e infraestrutura operacional, a instituição oferece consultorias especializadas, orientações e capacitações gerenciais, administrativas e técnicas.

www.inatel.br

Apoiadores