Equipe do SESI irá representar Minas no Torneio de Robótica Lego, no Reino Unido

Redação
março24/ 2017

De Minas para o mundo. A equipe Lego Bros, do SESI/SENAI de São Gonçalo do Sapucaí, é uma das equipes brasileiras classificadas para a fase internacional do Torneio de Robótica Lego, no Reino Unido, em junho — de  21 a 25. Vencedores da etapa mineira da competição, no último mês de fevereiro, o time fez bonito e garantiu o 2º lugar no quesito Gracious Professionalism (que avalia participação, envolvimento, alegria etc.), além do 4º lugar geral na competição nacional, que aconteceu nos dias 17 a 19 de março, em Brasília.

Durante os três dias, o torneio recebeu 74 equipes e mais de 700 competidores, entre 9 e 16 anos, de escolas públicas, particulares e independentes, de todo o Brasil, que disputaram o título da competição e 20 vagas em torneios internacionais nos EUA, Dinamarca, Reino Unido e Austrália.

O diretor de operações do SESI Nacional, Marcos Tadeu, considera o torneio como a “cereja do bolo” de todo um processo educacional que começa em sala de aula. “A intenção do SESI, como organizador da competição, é apoiar o desenvolvimento dos estudantes nas áreas de matemática, ciências e engenharias. Além disso, a robótica trabalha outras capacidades importantes para a vida pessoal e profissional, como trabalho em equipe, liderança e inovação”, afirma.

O estudante Nathan Azevedo, da equipe Lego Bros, conta como é a experiência de participar do Torneio. “É incrível poder participar de um evento como esse. Para nosso projeto de pesquisa ou para a construção do robô, sempre buscamos fazer o melhor e aprendemos muito durante o processo,” disse.

A competição

Desde 2013, o SESI é o operador oficial do Torneio de Robótica em parceria com a instituição norte-americana FIRST (For Inspiration and Recognition of Science and Technology) e o Grupo LEGO Education (Dinamarca). O tema oficial desta temporada é o Animal Allies ou animais aliados. A ideia é buscar soluções para que a relação entre homens e animais seja amistosa para ambos.

Durante o evento, os alunos foram avaliados em quatro categorias: projeto de pesquisa sobre o tema da atual temporada; desafio do robô e Design (no qual, na mesa de competição os robôs precisam executar missões de forma autônoma) e Gracious Professionalism. Além de Core Values ou valores fundamentais, que avalia a capacidade de trabalhar em equipe dos competidores.

Fonte: Sistema Fiemg

Apoiadores