Empresa desenvolve lente capaz de melhorar a visão

Redação
novembro12/ 2016

Uma das maiores deficiências humanas em todo o mundo é a visão. Segundo dados de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), seis em cada 10 pessoas precisam usar lentes corretivas.

Mas essa realidade deve mudar com a tecnologia que está sendo desenvolvida pela canadense Ocumetics, voltada para a fabricação de lentes. A empresa está desenvolvendo um dispositivo para implantar nos olhos que vai corrigir qualquer problema de visão e torná-la ainda melhor.

As lentes biônicas da Ocumetics podem ser implantadas no olho a partir de uma microcirurgia de 8 minutos, similar à de catarata. O material não afeta a fisiologia do olho e, segundo a empresa, melhora a visão em até três vezes. Além disso, o dispositivo promete acabar com dores de cabeça e desconforto enfrentados ao assistir filmes 3D.

Segundo Garth Webb, inventor da lente biônica, se uma pessoa enxerga mal algum objeto a três metros, com o dispositivo será possível ver o mesmo objeto a mais de 9 metros. “Não importa o quão miseráveis seus olhos estão, sua visão será perfeita”, disse.

A tecnologia ainda vai ser testada em animais e a expectativa da empresa é que esteja disponível comercialmente a partir de 2017. A tecnologia por trás das lentes é mantida em segredo.

Fonte: Simi

Apoiadores