Empreender também é aprender com os próprios erros

Empreender também é aprender com os próprios erros
Redação
março14/ 2016

Abrir um negócio novo exige paciência, determinação e muito trabalho. Eventualmente, uma ideia que pareceu brilhante pode acabar dando errado e desacelerando o crescimento, e, no pior dos cenários, o resultado pode chegar a ser negativo, exigindo ainda mais motivação e coragem. É neste momento que os grandes empreendedores se destacam.

Coordenar os acertos já é uma tarefa desafiadora, mas é na hora de consertar as falhas que se comprova a força do seu empreendimento e da sua determinação. Saber lidar com os erros é uma das características mais importantes de alguém que quer ver seu negócio alcançar grandes patamares.

A premissa vale para tudo: desde os pequenos detalhes até as mudanças mais impactantes. Um investimento mal feito ou uma escolha pouco assertiva são comuns em um projeto inovador, e faz parte do processo mudar radicalmente de opinião e de estratégia. Encontrar uma falha no planejamento ou perceber que o modelo de negócio da sua empresa não é efetivo não significa fracasso. Significa uma nova oportunidade de gerar soluções diferentes e talvez até de buscar novos mercados.

O importante é não desistir: persistência é a chave para o empreendedor bem sucedido. Trabalhe com ideias diferentes, tente planejar ao máximo, cerque-se de pessoas inteligentes e busque transformar a sociedade. O olhar do sucesso deve buscar espaços vazios e preenche-los com soluções inovadoras.

É essencial se perguntar a todo o momento o que te motiva a estar ali; trabalhar com prazer faz toda a diferença para qualquer empreendimento. Buscando forças no seu objetivo e mantendo o foco, é possível encontrar saídas para caminhos errados e atalhos para resultados positivos.

O diferencial de um bom empreendedor está na sua capacidade de aprender, com os outros e com si próprio. Errar faz parte de qualquer empreitada, e é transformando os erros em ensinamentos e motivação que se encontra o segredo para o sucesso.

* Leonardo Lima de Carvalho é fundador e CEO da ToLife, empresa que desenvolve tecnologias para a área de saúde.

Apoiadores