Empreendedorismo Digital: como se dar bem nesse tipo de negócio

Redação
janeiro20/ 2017

Com a crescente popularização da internet e a busca das pessoas por comodidade na hora de consumir produtos e serviços, uma modalidade de negócios tem se fortalecido bastante: o empreendedorismo digital.

Investir em um negócio online hoje é uma das opções mais buscadas por quem quer empreender, e isso tem vários motivos. O primeiro é o já citado aumento da demanda por produtos e serviços digitais diferenciados, uma vez que eles oferecem mais comodidade e praticidade para atender necessidades diversas.

O segundo, é a facilidade que esses negócios oferecem em sua concepção de forma geral. Criar um negócio digital hoje é relativamente mais simples do que criar um negócio físico. Isso porque já existem diversas ferramentas que permitem que uma pessoa tenha seu próprio empreendimento e também que auxiliam em sua divulgação, crescimento e expansão.

E falando em expansão, esse é outro motivo pelo qual os negócios online estão se popularizando. Na internet é muito mais simples atingir diferentes públicos e pessoas do mundo inteiro e, então, também é muito mais fácil fazer com que um empreendimento se popularize e seja um sucesso.

O último ponto que merece ser destacado e é fundamental para o fortalecimento dos empreendimentos digitais, é o investimento inicial. Um negócio online não necessita de tanto investimento inicial quanto algo tradicional, por vários motivos. O mais notável é relacionado ao espaço físico, já que negócios online não precisam dessa estrutura e podem se desenvolver até em casa mesmo. Além do mais, eles podem funcionar com uma equipe reduzida, são mais simples e até sua divulgação é mais barata e eficiente.

Então, levando em conta esse cenário, cada vez mais gente tem se aventurado nesse tipo de empreendimento e existem algumas dicas que podem ajudar quem está começando agora ou quer fazer sucesso na internet. Anote aí:

  1. Trabalhe com nichos

Para quem quer começar um empreendimento digital, um dos passos mais importantes é escolher um nicho para atuar. Pense em um problema específico e em como seu negócio pode resolvê-lo de forma rápida e simples. Hoje, mesmo assuntos muito específicos ganham relevância na internet e quando você se dispõe a criar conteúdo de qualidade sobre ele ou a oferecer soluções práticas para resolvê-lo, consegue fazer sucesso e pode emplacar um negócio digital com pouco esforço.

  1. Planeje suas ações e seu negócio

Por mais que um empreendimento online pareça simples de montar e de gerir, como qualquer outro tipo de negócio, ele precisa ser bem planejado e precisa funcionar de forma estratégica. Portanto, antes de sair colocando sua ideia na internet, faça pesquisas, estude o mercado, faça um plano de negócios e marketing, em como você vai monetizar a empresa e etc. Isso vai ajudar a evitar imprevistos e a transformar seu negócio em um sucesso.

  1. Tenha disciplina

Não adianta você apenas ter uma boa ideia e querer que ela se torne sucesso de um dia pro outro. Você precisa trabalhar bastante, investir em divulgação, em relacionamento com cliente e melhorar sempre seu produto ou serviço. Por isso, disciplina é fundamental! Você precisa estabelecer uma rotina de trabalho coerente com seu negócio, estabelecer metas e objetivos para ele e correr atrás para que as coisas aconteçam. Você é seu próprio chefe precisa agir como tal. Não é porque está trabalhando em casa que deve apenas relaxar. Você deve fazer as coisas acontecerem!

  1. Busque inspiração

Por fim, um ponto muito importante é buscar inspiração com pessoas que já empreendem no mundo digital e que já fazem sucesso com esse tipo de negócio. Fique atento ao que essas pessoas tem feito, ao modo como empreendem, como divulgam seus produtos e também ao que elas fazem que não deu ou dá certo. Aprenda com suas histórias e agregue isso ao seu próprio negócio. Isso é essencial para que você pise em um terreno mais seguro quando se trata de empreendedorismo.

Conclusão

Empreender no ambiente digital pode ser mais simples de certa forma, mas ainda assim exige muitos esforços, como qualquer outro empreendimento. Portanto, é preciso ter cuidado em todas as etapas de criação do negócio e ter boas estratégias que possam garantir seu crescimento.

E se seu negócio é investir em venda e produção de conteúdo, o mais indicado é que você trabalhe com vídeos e alguns conteúdos da Samba Tech podem te ajudar, como por exemplo:

Confira e boa jornada empreendedora para você!

Apoiadores