Empreendedor do BH-TEC recebe premiação internacional

Redação
setembro09/ 2015

 

O professor Robson Augusto Souza dos Santos, sócio fundador da empresa Labfar, instalada no Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC), foi agraciado com o prêmio Georg Forster Research Award, cuja entrega oficial deverá acontecer em março de 2016, na Alemanha. Este reconhecimento da Fundação Alexander von Humboldt (AvH) é fruto de suas pesquisas na área cardiovascular. A premiação o permitirá continuar o trabalho com peptídeos da angiotensina no Max Delbrück Center for Molecular Medicine na Helmholtz Association (MDC).

Em 1988, Santos descobriu um peptídeo angiotensina chamado Ang-(1-7), que possui uma função protetora e causa efeitos na pressão arterial. Desde então, tem aprofundado sua investigação em visitas regulares à MDC em Berlim, onde iniciou sua parceria com o professor Michael Bader, responsável por sua indicação à premiação. Atualmente, Santos e Bader têm buscado conhecer mais sobre o Ang-(1-7), e já descobriram seu papel protetor nas inflamações e doenças cardiovasculares, além de auxiliar o controle metabólico. A partir disso, criaram uma nova medicação para tratamento de doenças cardiovasculares.

Agora, com o financiamento recebido pelo prêmio, Santos pretende continuar sua parceria e focar na análise das funções do alamandine, outro hormônio do sistema renina-angiotensina que a dupla descobriu recentemente.

 

Apoiadores