Ecocápsulas são autossuficientes em energia e água

Redação
junho06/ 2015

Viver em uma casa 100% autossustentável parecia, até pouco tempo, algo impensável. Mas um escritório de arquitetura da Eslováquia foi fundo na proposta e desenvolveu a Ecocápsula, uma pequena moradia transportável e autossuficiente na produção de água e energia.

Um sistema faz a captação de água da chuva e da umidade do ar por meio de um filtro inteligente, instalado no telhado da estrutura, que é capaz de remover todas as impurezas do líquido e deixá-lo pronto para o consumo interno.

Paralelamente, a estrutura da Ecocápsula possui uma película sintética que envolve sua estrutura e mantém o ambiente interno sempre com uma temperatura agradável, faça calor ou frio, tornando desnecessário o uso de ar-condicionado ou aquecedor. O resultado desta “cobertura” tecnológica é a redução quase total do consumo elétrico, que ficará restrita apenas ao uso de equipamentos. Mas esses, por sua vez, serão acionados por meio da energia gerada por painéis de captação de luz solar, uma turbina eólica e uma bateria com capacidade para fornecer 9.700 watts por hora.

A novidade residencial, de apenas 11 metros quadrados foi apresentada há um ano, em evento de tecnologia realizado em Viena, na Áustria. O produto ainda não foi apresentado no Brasil e seu preço também não está definido.

www.museudoamanhã.org

Foto: Divulgação Nice

Apoiadores