Drone vai levar sinal de internet para áreas distantes

Redação
julho31/ 2015

Batizado de Aquila e com capacidade para voar a uma altura de quase 28 quilômetros da superfície terrestre, um drone gigante, desenvolvido pela rede social Facebook, promete levar acesso à internet para cerca de 4 bilhões de pessoas que vivem em áreas remotas do planeta onde a conectividade ainda não existe ou não se solidificou. O veículo aéreo não tripulado é alimentado por energia solar e tem autonomina para permanecer voando e gerando sinal por cerca de três meses. O anúncio da conclusão da montagem do modelo foi feito hoje (31) pela companhia norte-americana.

Mas a tentativa de promover acesso à rede em cantos distantes não se limita apenas ao uso de drones. A empresa também vem realizando testes com satélites e outras tecnologias de envio de sinal. Investidores que se associaram ao Facebook para desenvolvimento de pesquisas nessa área informaram ter descoberto uma forma de utilizar um tipo de laser com capacidade de transmissão de dados dez vezes maior do que os utilizados atualmente para proporcionar conexão.

De acordo com a empresa norte-americana, só no ano passado, parcerias realizadas com operadoras móveis em 17 países permitiram o acesso a serviços de internet para mais de 1 bilhão de pessoas em diferentes partes do globo terrestre.

Os esforços do Facebook para levar internet a países em processo de desenvolvimento está integrado à uma iniciativa da empresa denominada Internet.org.

Apoiadores