Desenvolvido protótipo de tablet para deficientes visuais

Redação
agosto09/ 2015

A startup australiana Blitab Technology desenvolveu um dispositivo que possui  uma tela que altera sua própria superfície com a geração de pequenas bolhas que, de maneira organizada e sequencial. produzem textos em braile. Trata-se do primeiro dispositivo desenvolvido, mas ainda em fase de testes, para o uso de deficientes visuais.

A inovação promete trazer esse público para o mundo digital. O “Blitab”, como é chamado por seus criadores, apesar de ainda ser um protótipo,  foi apresentado e testado, recentemente, em uma feira de tecnologia em Paris. “O que estamos procurando fazer é criar uma tecnologia inédita, que consegue mostrar o braile de uma forma completamente nova e inovadora sem nenhuma parte mecânica”, disse Slavi Slavev, chefe de tecnologia da startup, ao  portal inglês IBTimes UK.

A conversão de textos comuns para o braile vai acontecer instantaneamente, e o tablet poderá ler conteúdos a partir arquivos existentes em pendrives. Haverá, ainda, alguma forma de navegação na web, mas não há informações concretas sobre como essa funcionalidade vai funcionar.

Fonte: Tec Mundo

Apoiadores