Decola apresenta levantamento sobre melhores práticas de educação em BH

Decola apresenta levantamento sobre melhores praticas de educação em BH
Redação
junho20/ 2016

Na última quinta feira (16), aconteceu no Centro Universitário Newton Paiva o Decola, evento sobre educação inovadora realizado pela rede Global Shapers de Belo Horizonte. Os integrantes da rede, nos últimos seis meses do ano, estiveram mergulhados no tema “educação” na capital mineira. O grupo se inseriu em escolas e realizou diversas reuniões, com professores e diretores, de instituições públicas e privadas, pra entender os principais desafios e as melhores práticas para um ensino inovador.

“A busca por uma educação inovadora tem sido pauta de diversos debates sobre o ensino. É cada vez mais perceptível que o modelo educacional não tem acompanhado a velocidade de evolução da tecnologia, da comunicação, ou mesmo do mercado de trabalho. Neste cenário, a educação tradicional e a sala de aula passam a ser questionados. Encontrar soluções realistas para este problema foi o principal motivador para nossa pesquisa”, relata Leo Duarte, educador e um dos organizadores do evento.

“A falta de abertura para a introdução de novas práticas de ensino foi identificada como uma das principais queixas dos educadores em nossas pesquisas”, afirma Duarte. “Pensando nisso, a comunidade Global Shapers se engajou para identificar nas escolas de Belo Horizonte as possibilidades reais de engajar os alunos e aperfeiçoar as tradicionais metodologias de ensino”, afirma Leo.

Empatia com os alunos e criatividade foram palavras dominantes no evento que contou com palestras de Siri Sahib, da escola Miri Piri, falando sobre a necessidade de cada aluno se voltar para o interior, de se cuidar como pessoa para se tornar um melhor aluno e melhor cidadão. Rafael Luiz, professor e idealizador do aplicativo App Prova, explicando sobre sua ferramenta de correção de provas e analise de resultados. Dentre outros, como Daniela Cordeiro e Moacir de Freitas que explicaram, com exemplos de sala de aula, práticas que estimulam a sintonia entre professor e aluno.

As práticas estudadas pelo Global Shapers serão disponibilizadas em uma cartilha e distribuída para escolas e professores pelos Global Shapers. “A nossa intenção é que o conhecimento passado no Decola possa ser replicado por diversas instituições de ensino” finaliza Leo.

Apoiadores