Crie agora seu plano de negócio para 2018

Redação
janeiro08/ 2018

O Fundo Monetário Internacional (FMI) fez uma previsão de crescimento de 1,3% para o país em 2018. As previsões são parte do relatório “Perspectivas Econômicas Globais”, divulgado recentemente, e indicam a redução do índice anterior de 1,8%.

Isso aconteceu porque em 2017 tivemos uma alta inesperada. Ou seja, pode ser que o cenário ainda mude. Mesmo assim, é bom ficar sempre de olho.

Dados da Pesquisa Nacional por Amostra Domiciliar Contínua (PNAD), divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), apontam outro indicador preocupante: no Brasil, existem 14,2 milhões de desempregados, 1,8 milhão a mais se compararmos com 2017. Não podemos esquecer ainda a reforma trabalhista, que está em andamento e pode impactar a sua empresa.

A previsão de valor das moedas é um pouco mais complicada, mas estima-se que o dólar fique entre R$ 3,50, ao fim de 2017, e R$ 3,60, em 2018. Segundo o Ministério do Trabalho, a indústria foi o setor que mais perdeu vagas no país, com 752 mil postos de trabalho eliminados.

A construção civil ficou em segundo lugar, com a eliminação de 531 mil postos, seguida do comércio que sofreu redução de 476 mil, e o setor de serviços, com 393 mil empregos a menos. A aposta é que a indústria saia na frente na recuperação de empregos formais. Isso porque o setor já vem registrando melhora, com crescimento de 1,1% em junho.

Todos os dados são projeções e podem mudar com o tempo. Por isso, fique sempre atento e mantenha-se atualizado. Em seguida, vamos dar algumas dicas para seu plano de crescimento com vistas a 2018.

Dicas de plano de crescimento para 2018

2018 está aí e aAgora é uma hora perfeita para dar início a esse tema e traçar seu plano de crescimento.

Afinal, você certamente deseja fazer o seu negócio ser mais relevante e efetivo, não é mesmo? Confira alguns objetivos que devem ser incluídos nesse plano para que você tenha mais chances de alcançar o sucesso.

Devote mais tempo e investimento para as redes sociais

As redes sociais são uma forma altamente efetiva de realizar o marketing da sua empresa. Se você ainda não tem um plano para elas, é o momento para pensar.  Em vista disso, siga estes passos:

  • Selecione as plataformas adotadas pelo seu público. Não deixe de ir onde seus clientes estão. Mas, como nem sempre é possível estar presente em todas as redes, selecione aquelas mais relevantes para o seu público-alvo.
  • Divulgue os canais. Se você já tiver uma base de e-mails, não deixe de informá-los sobre seus canais, buscando maior engajamento.
  • Defina objetivos específicos. Você deseja ter mais curtidas ou compartilhamentos? Quer levar as pessoas para o seu site? Procure selecionar objetivos e direcionar todas as ações de 2018 para elas.
  • Faça parcerias. Analise os seus stakeholders e encontre dentre eles aqueles que possam trazer mais fluxo para a sua página e para os quais você também pode oferecer algo

Se houver dificuldade em realizar esses passos, considere a contratação de um profissional de redes sociais.

Busque melhorar a fidelidade dos seus clientes

Se você ainda não implantou, planeje iniciar um programa de fidelização em 2018. Ofereça vantagens caso as pessoas voltem a comprar de você, além de brindes e outros atributos. Faça da recompra o objetivo principal do seu negócio em 2018 – afinal, conquistar clientes é mais caro do que mantê-los.

Lembrando que, para isso, você também não pode se esquecer do atendimento de excelência e da qualidade dos produtos e serviços. Lembre-se de que, com o cenário do Brasil um pouco instável, como citado acima, fica cada vez mais difícil trabalhar em aquisição.

Trabalhe para melhorar o engajamento de colaboradores

Você sabia que aumentar a felicidade dos colaboradores no trabalho impacta diretamente no atendimento ao cliente? O entusiasmo contagia os consumidores e melhora consideravelmente a produtividade.

Por isso, em 2018, inclua no seu plano de crescimento ações para aumentar esse índice.Você pode conferir aqui algumas culturas organizacionais incríveis para se inspirar. Esteja sempre atento sobre a necessidade de atrair novos talentos e, por mais que haja alta nos índices de desemprego, pessoas qualificadas nem sempre estão disponíveis.

Invista em inovação e novas tecnologias

A fim de que sua empresa se mantenha competitiva, você precisa pensar em inovação. Continuar com as mesmas estratégias e equipamentos pode ser o que os seus competidores querem. Por isso, comece a pensar em:

  • Novas máquinas ou softwares
  • Melhores equipamentos de escritório
  • Updates dos produtos e dos serviços
  • Quem sabe uma nova identidade visual?

Expanda para novos mercados

Perceba quais são os setores mais promissores em relação a 2018 e procure investir em novas soluções para aqueles que tenham previsão de mais crescimento. Quem sabe você não encontra novas oportunidades?

Como você viu, o cenário pode estar incerto, contudo existem atitudes capazes de fazer o seu negócio crescer em 2018. Não deixe de incluir no seu plano de crescimento metas bem definidas e não as perca de vista até que sejam alcançadas! E bom trabalho!

Fonte: Sebrae Inovação

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