Criatividade para combater as larvas do mosquito da dengue

Criatividade para combater as larvas do mosquito da dengue
Redação
fevereiro04/ 2016

Facilitar a captura de larvas do mosquito da dengue, zika vírus e febre chikungunya em água parada é a proposta da invenção desenvolvida pela Embrapa Gado de Leite, que possui sede em Juiz de Fora – MG e dois campos experimentais, um em Coronel Pacheco – MG e outro em Valença – RJ. O assistente da empresa, Luiz Hidelbrando de Lima, que é formado em biologia, descobriu que ao acoplar no bico de uma mangueira de borracha de ¼ de diâmetro a uma ampola de 60ml, fica bem mais fácil recolher amostra em locais de difícil acesso como bueiros, calhas e equipamentos que acumulam água por dentro.

O invento, chamado de pipeta alongada, possibilita que os técnicos, ao recolherem amostras de água que possam conter larvas do mosquito da dengue, sem precisar remover tampas de caixas d’água rachadas e nem fazer contorcionismo para recolher amostras em bueiros, por exemplo. Dessa forma, o uso do pequeno equipamento vai agilizar a coleta e também permitir um monitoramento mais constante de locais com potencial de desenvolvimento do mosquito.

Dicas para evitar o surgimento de larvas do mosquito da dengue

Toda inovação é bem-vinda para ajudar a combater o mosquito Aedes aegypti, mas algumas medidas simples e que você pode fazer em casa ajudam, e muito, a combater as doenças transmitidas pelo mosquito. Confira:

1. Mantenha a tampa da caixa d’água sempre fechada.
2. Não deixe água acumular em lajes e varandas.
3. Lave com água e sabão locais de acumulação de água, como cisternas e a piscina do sítio.
4. Trate com cloro a água das piscinas. As que estiverem fora de uso devem ser cobertas com lona para não servirem de criadouros.
5. Jogue fora os pratinhos sob os vasos de planta.
6. Não acumule pneus em casa.
7. Vede com saco plástico o ralo de banheiros sem uso.
8. Acondicione bem o lixo de casa, especialmente garrafas e latinhas, e mantenha a lixeira fechada.

Apoiadores