Conheça os principais desafios na hora de atrair talentos para uma startup

Redação
novembro28/ 2017

O sonho de grande parte dos jovens que iniciam a carreira profissional após sair da faculdade, é ter sua própria startup. O que percebo é que este movimento nunca esteve tão em alta no Brasil, mas pouca gente sabe das dificuldades que nós empreendedores enfrentamos quando iniciamos essa jornada. No mercado há diversos obstáculos, como por exemplo, a falta de recursos financeiros,  dificuldades de conseguir os primeiros clientes, e um dos maiores desafios para quem começa no empreendedorismo é atrair os primeiros talentos para o seu negócio!

Com o mercado cada vez mais competitivo, os profissionais mais qualificados estão sempre em alta e, atualmente, podem escolher em qual empresa querem trabalhar. Estes candidatos, em sua maioria, levam em consideração não somente o salário que irão ganhar no final do mês, mas também outros aspectos como qualidade de vida e perspectivas de crescimento profissional.  Por isso, listei abaixo alguns desafios que são encontrados durante esta jornada:

1. Ter uma visão de longo prazo:quando se inicia uma empresa é muito difícil ter a visão de como ela será no futuro, mesmo porque em uma startup as mudanças precisam ser rápidas. Quando realizamos uma contratação, a maioria dos candidatos se preocupam, não só com o momento atual da empresa, mas também onde ela poderá chegar e qual sua visão futura. Se você consegue mostrar esses pontos para o candidato, automaticamente ele se projeta para crescer com seu negócio. Por isso, uma dica importante, quanto mais sólida e coerente for essa visão, maiores serão as chances de atrair novos talentos para o sua companhia;

2. Construir um ambiente de trabalho descontraído:ter um ambiente onde os colaboradores se sintam confortáveis e à vontade para trabalhar, é um grande diferencial competitivo. E não estamos falando somente de uma sala colorida, pufes ou um videogame, acredito que um bom ambiente de trabalho é onde os colaboradores conseguem desempenhar o máximo do seu potencial, e isso em grande parte é responsabilidade dos líderes da empresa. Ou seja, um bom gestor sempre tem o desafio de engajar e motivar seus colaboradores diariamente.

Uma ação simples de engajamento, mas que gera ótimo resultado com as equipes, é a prática de comemorar as conquistas da empresa. Estas comemorações geram autoconfiança para desafios maiores e futuros. Sempre que possível, utilize-se desta prática, seja para metas simples como aquisição de um novo cliente, conclusão de um projeto ou até mesmo a conquista de um novo investimento;

3. Oferecer oportunidades de crescimento e autonomia de criação:depois de conseguir atrair talentos para sua startup, você terá o desafio de mantê-los engajados e motivados. Profissionais criativos e de alto desempenho precisam de um ambiente colaborativo, onde possam expor suas ideias. Portanto, o perfil de liderança de uma startup deve ser muito mais aberto e participativo do que em empresas convencionais, por exemplo. Os colaboradores sentem que têm mais autonomia quando, de fato, fazem parte da empresa, e isso engloba participar de todas as conquistas, desafios, projetos, desenvolvimentos de produtos e estratégias, entre outros;

4. Bonificação por resultados:acredito muito que a bonificação por resultado é um dos métodos mais eficazes para motivar um funcionário a entregar resultados qualificados. Aqui na Vianuvem, por exemplo, escolhemos bonificar a equipe pelo resultado do crescimento, ou seja, de toda nova receita recorrente adicionada ao faturamento da empresa, 30% é dividido em partes iguais com todos os colaboradores. Se crescemos naquele determinado mês, todos ganham um bônus pela performance da startup. Este pequeno gesto engaja não só o time de vendas para trazer novos clientes, mas também toda operação.

Vale lembrar que, se a meta for alta e desafiadora, o bônus deve seguir tal proporção. Um outro exemplo, foi quando definimos no planejamento estratégico no início de 2017, dobrar o tamanho da empresa, tanto em número de colaboradores como de faturamento. Caso essa meta seja atingida, todos os colaboradores ganharão uma viagem de sete dias para Miami com tudo pago, ou seja, meta alta igual a bônus alto.

Por fim, atrair e reter talentos para uma startup não é uma tarefa fácil, por isso toda empresa deveria se empenhar constantemente para proporcionar um ambiente cada vez mais atrativo para estes profissionais.

*Fredy Evangelista é CEO e Fundador da Vianuvem, uma das maiores plataformas de gestão de processos no Brasil.

Apoiadores