Conheça empresas que aboliram reuniões e chefes

Redação
agosto24/ 2015

Em todos os lugares do mundo existem profissionais qualificados para desenvolver grandes produtos. Há 10 anos seria impossível pensar em colaborar com estas pessoas à distância.

Com o boom da internet as distâncias se tornaram menores e existem diversas empresas que começaram a descartar diversos itens que eram essenciais na cartilha dos grandes negócios, como o espaço físico,reuniões e até mesmo chefes. Essa é a cartilha de algumas empresas que tem tido resultados incríveis, como é o caso da 37Signals e da el Mejor Trato.

Bom, o que acontece é que diversas empresas notaram que não precisavam de um espaço físico para que o trabalho fosse realizado. Se cada uma das pessoas faz seu trabalho pelo computador e se comunica essencialmente pela internet, porque gastar milhares de reais mantendo um espaço caro e pouco útil? Isso é uma opção importante para empresas que estão começando ou startups com pouco recurso. Talvez alugar um espaço seja uma péssima opção se você pode trabalhar e colaborar remotamente.

Ambas as empresas citadas acima tem uma política extrema em relação a reuniões: Elas foram abolidas. A 37Signals, por exemplo, tem uma ideia muito clara de que todas e quaisquer formas de planejamento são apenas chutes e que não vale a pena gastar o tempo de várias pessoas se reunindo para tentar prever o futuro. Apesar de extrema, esta posição da empresa faz com que as pessoas tenham mais iniciativamenos medo de tentar coisas novas.

Como você deve ter notado, a maioria destes negócios lida apenas com “programação” ou desenvolvimento. É verdade que para estes negócios trabalhar remotamente é fácil com apoio de ferramentas, como o GitHub, que ajudam na colaboração de desenvolvedores. De toda forma, qualquer seja o negócio que você quer começar é possível pensar em formas de torná-lo mais “limpo” e livre da burocracia dos grandes negócios. A 37Signals escreveu um livro sobre sua experiência transformando seu ambiente de trabalho chamado Rework ou na tradução pouco feliz: Reinvente sua Empresa.

O livro é uma fonte de inspiração para que empreendedores não se prendam às formas tradicionais que os negócios tomaram, com espaços físicos delimitados, com dias de trabalho de 8 horas, cinco dias de trabalho por semana e outras tantas concepções que podem ser mudadas para criar um ambiente mais agradável e mais produtivo.

Fonte: Startup Sebrae

 

Apoiadores