Como sua empresa pode crescer na crise usando vídeos?

Como sua empresa pode crescer na crise usando vídeos?
Redação
junho17/ 2016

Nesse momento de crise econômica no Brasil, enquanto muitas empresas estão demitindo funcionários, diminuindo suas operações ou até mesmo fechando as portas, outras estão aproveitando para investir em expansão, inovação e, apesar do mal momento financeiro do país, não param de faturar, contratar e se destacar.

Mas afinal, porque isso acontece? Por que algumas empresas simplesmente afundam enquanto outras nadam de braçadas em meio a turbulência?

Claro que não existe uma resposta simples para essa pergunta. Muitos negócios, por mais que tenham tentado se adaptar, se dinamizar, eram simplesmente muito pesados ou inadequados para passarem intactos à esse momento, e acabaram atingidos pelos efeitos da crise.

Porém, algo que se pode afirmar é que as empresas que, em meio ao terrível momento econômico buscaram inovação, simplicidade e respostas criativas a seus problemas foram as que se deram muito bem ou que, pelo menos, sobreviveram por mais tempo.

Sendo assim, tendo em vista os principais desafios que as empresas têm enfrentado, de engajamento de funcionários, comunicação interna, redução de custos e aumento de produtividade, uma solução que tem sido bastante utilizada são os vídeos online.

Aplicados da forma certa em cada setor da sua organização, eles podem te ajudar a alcançar melhores resultados em todos esses quesitos. Vamos entender melhor:

Engajamento de funcionários

Durante uma crise, seja ela de qual natureza for, nada mais importante do que ter seus colaboradores a seu lado, defendendo sua empresa e prontos para trabalharem mais firme do que nunca por ela.

Nesse ponto, os vídeos podem ser muito eficientes, já que facilitam a comunicação entre gestores e colaboradores, aproximam as pessoas, tornam mais eficiente a circulação de informação e aumentam o sentimento de pertencimento e confiança dos funcionários na empresa.

Comunicação eficiente

Em segundo lugar, é importante manter uma boa comunicação entre todos os colaboradores da empresa para evitar que hajam mal entendidos que possam provocar desunião da equipe, que possam prejudicar a imagem da empresa ou atrapalhar a execução de processos internos da organização. Além do mais, informações estratégicas precisam estar sempre acessíveis a todos rapidamente e boas práticas precisam ser compartilhadas e implementadas com agilidade.

Usar vídeos vai ajudar a suprir essa demanda por informação acessível, facilitar a comunicação em todos os níveis e manter sua empresa ágil.

Redução de custos

Manter sua empresa e os funcionários produtivos com a menor quantidade de gastos possível é algo essencial e que pode ser o diferencial entre sobreviver ou não a uma crise. Portanto, pense em reduzir custos sem reduzir a qualidade de seus serviços, produtos ou o trabalho de seus colaboradores.

Que tal, por exemplo, realizar seus treinamentos de forma online agora? Ou trocar suas reuniões quinzenais regionais com toda a equipe, que demandam gastos absurdos com hospedagem, alimentação, deslocamento, por um encontro virtual, utilizando vídeo?

Você não perde nada em qualidade, ganha em conforto, interatividade e reduz muito seus custos com infraestrutura.

Aumento de produtividade

Se existe um momento em que sua empresa precisa de criatividade, inovação e, principalmente aumento de produtividade, ele se chama crise.

É agora que você deve apostar todas as suas fichas em soluções dinâmicas para os problemas que vão surgindo e fazer com que seus colaboradores se sintam a vontade para investir nelas também.

Utilize os vídeos online para oferecer treinamentos, melhorar o desempenho de cada colaborador no dia a dia, evitar o retrabalho, os desgastes entre cliente e empresa e também para que cada pessoa se sinta confiante naquilo que faz e ajude a empresa de forma criativa nos problemas do cotidiano.

Com essa e outras soluções simples bem empregadas em seu negócio, é possível driblar a crise e ainda ganhar muito em inovação, de forma que isso possibilite o crescimento contínuo da empresa.

Os vídeos podem ser utilizados em cada área da sua empresa e além de fáceis de produzir, são muito mais interativos, dinamizam a comunicação, aproximam as pessoas na empresa e trazem uma série de outros benefícios.

Se você já utiliza vídeos, vale conferir se está aproveitando ao máximo seu potencial. Se não, talvez esteja na hora de começar a investir nessa estratégia para fazer sua empresa se destacar nesse momento inesperado!

Artigo produzido pela equipe de conteúdo da Samba Tech.

Apoiadores