Como enviar um currículo por e-mail para que ele seja analisado?

Redação
outubro14/ 2016

Se você envia o currículo através de sites de busca de emprego, você usa uma forma de resposta para a vaga. Neste caso você não precisa pensar o que escrever no assunto do e-mail, para onde anexar uma carta de apresentação e qual é o endereço do destinatário.

Mas, às vezes, tem que se comunicar diretamente com o empregador, o regime de pessoal da agência ou de um recrutador. Nesse caso, você precisa ter algumas coisas simples e importantes regras de envio de currículo para o e-mail, para que o mesmo não se perca. Confira abaixo 4 regras que podem te ajudar:

1. Especifique o assunto do e-mail

Esta é a primeira regra importante, que, de acordo com os recrutadores, muitos ignoram. O campo para o tema é necessário para preencher. Tem de mencionar no assunto, por exemplo: “minha inscrição…”, ou “Currículo para a posição de…”, ou escreva diretamente — “Eu sou um designer”.  Assim, a sua carta passará por um filtro de spam e o destinatário será capaz de compreender, que recebeu um e-mail de interesse neste momento.

2. Preencha o corpo do e-mail com uma carta de apresentação

Enviar a um empregador um e-mail em branco com um currículo em anexo tem sido considerado um mau tom. Use o corpo da mensagem para escrever a carta de apresentação.

Se você sabe como fazer uma carta de apresentação que vai funcionar, vai facilitar bastante o processo de seleção de seu currículo.

Se você realmente não tem nada a dizer, você sempre pode usar o seguinte texto:

“Bom dia! Peço para considerar a minha candidatura para a posição… e se familiarizar com o meu currículo em arquivo anexado. Com os melhores cumprimentos…” .

Mesmo este texto de clichê parece muito melhor que a mensagem sem texto.

3. Anexe o arquivo com o currículo corretamente

O arquivo com o currículo, portfólio ou outros especificados no corpo de e-mail, documentos, devem ser anexados ao pé da letra. Se você se esquecer de anexar o arquivo, isto não produzirá a melhor impressão. Verifique se, neste caso, que não se uniram ao currículo documentos desatualizados ou orientados para outra posição.

Não faça o nome do arquivo apenas “currículo.doc”. A melhor opção é indicar o seu nome e o nome da vaga. Por exemplo, “Silva gerente de vendas currículo”. O empregador pode receber por dia dezenas de e-mails com o mesmo nome de arquivo de anexo, e a ele todos os salvar em uma pasta. Para livrar o seu mau funcionamento, você vai ganhar pontos extras. Para aprimorar a aparência, o currículo pode ser salvo no formato PDF.

4. Confira a carta sobre os erros gramaticais

Certifique-se de que no texto da mensagem e no currículo não há erros de gramática ou erros de digitação.

Somente quando você tiver certeza de que todos os quatro pontos estão cumpridos, a carta pode ser considerada pronta para ser enviada.

Fonte: Jooble

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