Como calcular o ROI de uma campanha?

Como calcular o ROI do seu marketing?
Redação
janeiro09/ 2016

Não há outra forma de saber se todos os seus esforços voltados para o marketing ou a conversão de mais clientes está funcionando bem, sem descobrir como calcular o ROI – também conhecido como o famoso Retorno de Investimento.

De fato, caso alguém questione o funcionamento de suas campanhas, o importante é saber se elas estão, efetivamente, gerando negócios de uma forma rentável.

Por isso, qualquer um dos responsáveis pela receita deve ter em mãos formas bem simples de mensurar o sucesso da ação adotada.

E então, o que é retorno de investimento?

 Apostar em uma campanha de marketing sem mensurar essa importante métrica, o ROI, é um grande erro. Pode ser que seus investimentos estejam funcionando, pode ser que não. E aí, como você pretende conquistar o sucesso sem compreender o seu retorno de investimento?

Para conceituarmos bem, segundo a Investopedia, “este é um meio de avaliação de performance utilizado para equacionar a eficiência de um investimento ou comparar a efetividade de um determinado número de investimentos. O ROI mensura o volume de retorno de um investimento relativo ao seu custo.”

Primeiramente, é bom saber que você precisa de indicadores para saber em quais áreas investir mais ou menos. Assim, uma taxa de retorno de investimento positiva é um sinal de que mais dinheiro poderá ser aplicado.

Como calcular o ROI, afinal?

Você pode calcular o ROI a partir de duas métricas básicas: o custo de se fazer algo, e os resultados obtidos, como os lucros – levemos em conta o termo “receita”, combinado?

De forma básica, a fórmula para fazer o cálculo do ROI é:

ROI (%) = Crescimento em Vendas – Investimento em Marketing / Investimento em Marketing

Façamos juntos um exemplo. Digamos que você tenha investido R$2.000,00 em uma de suas campanhas e que ela tenha gerado R$6.000,00 em vendas adicionais. E então, qual será o seu ROI?

ROI = 6000 – 2000/2000 = 2 = 200% (ou seja, para cada um real “injetado” em sua campanha de marketing, você tem como retorno um adicional de R$2,00).

Porém, não é assim tão simples. Há alguns desafios para realizarmos esse cálculo, uma vez que as abordagens do ROI de Marketing são distintas, a depender do segmento do seu negócio.

Consideremos então que o seu negócio seja baseado em vendas recorrentes. Logo, pode ser que você queira calcular o “Valor de Tempo de Vida do Cliente” – ou ainda Customer Lifetime Value. Caso ainda não tenha ouvido falar sobre ela, essa é uma métrica que avalia rendimentos futuros de acordo com o relacionamento existente com o cliente, ou seja, em longo prazo.

Considere, então:

ROI (%) = Tempo de Vida do Cliente – Investimento em Marketing por Aquisição/ Investimento em Marketing por Aquisição

Mensurando a performance da sua campanha

Conhecer o retorno de seu investimento sem mensurar a performance de sua campanha também não é uma boa escolha – e é onde muitas das empresas falham.

A verdade é que os melhores resultados de ROI só virão quando você passar a mensurar o máximo referente a sua campanha. Por isso, quem sabe começar por uma das ferramentas mais populares no ramo, o Google Analytics?

Algumas das informações mais importantes que você poderá obter, são:

  • Perfil dos visitantes de seu website (quantos são, onde moram, seu comportamento e visão em tempo real de suas ações);
  • Quais conteúdos são os mais acessados (o que os seus leitores apreciam?);
  • Dispositivos móveis (quais são eles e como são utilizados);
  • Como ocorre o tráfego de seu site (orgânico, social, por referência, etc.);
  • Quais são as táticas de marketing que mais levam usuários ao seu site.

Essas são apenas algumas das muitas informações de relevância que o Analytics pode fornecer a você. Vale a pena contar com empresas ou profissionais que realmente possam ajudá-lo neste aspecto.

E aí, conte pra gente: agora já sabe como calcular o ROI de suas campanhas? Esperamos que sim!

 

Fonte: Open Startups

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