Comando de voz inteligente reconhece sotaques brasileiros

Comando de voz inteligente reconhece sotaques brasileiros
Redação
novembro01/ 2015

A Ford oferece sistema de comando de voz inteligente em português que reconhece sotaques regionais de diferentes estados do País. Esse recurso de conectividade está presente no sistema SYNC que equipa a atual geração das linhas Focus, Fusion, EcoSport, Edge e Ranger, além de estar disponível em versões do Ka, Ka+ e New Fiesta Hatch e Sedan.

Conectividade

A conectividade a bordo é um dos itens mais desejados dos veículos modernos. Proporciona a vantagem da utilização de celulares com total segurança pelo comando de voz. Com ele, o motorista pode realizar uma série de funções – desde selecionar músicas, fazer ligações e acessar aplicativos de smartphones, até controlar o GPS e o ar-condicionado, dependendo da versão – sem precisar tirar as mãos do volante e a atenção da pista.

Por meio de algoritmos, o software de comando de voz inteligente consegue se ajustar ao sotaque e padrão de fala do usuário e salva essas informações na memória do sistema quando o carro é desligado. Se outro motorista usar o carro, o SYNC automaticamente capta as informações do segundo usuário e cria um arquivo próprio para ele também. A programação considerou os principais grupos fonéticos brasileiros, do Sudeste, Sul, Nordeste e Norte, e identificou também as nuances existentes entres eles, como por exemplo o modo de falar de cariocas, paulistas e mineiros.

Comando de voz inteligente

O reconhecimento de voz também ficou mais “inteligente” na interpretação de termos. Em versões anteriores, o SYNC reconhecia somente o nome de uma rua quando pronunciado exatamente como está no mapa. Assim, é possível falar só parte do nome de uma rua que o sistema já reconhece imediatamente.

O sistema Ford SYNC hoje equipa mais de 12 milhões de veículos no mundo e está disponível em 17 versões de idiomas: português (europeu e brasileiro), inglês (australiano, britânico, americano), francês (europeu e canadense), espanhol (europeu, mexicano), holandês, alemão, italiano, mandarim, russo, taiwanês, turco e árabe.

 

Apoiadores