Chuveiro inteligente combate desperdício de água

Nathália Guedes
junho01/ 2015

O Brasil vive, atualmente, uma grave crise no sistema de abastecimento de água, portanto, inovações para o setor hídrico serão sempre bem-vindas. Pensando nisso, foi desenvolvido um chuveiro elétrico que permite programar, por controle remoto, a temperatura da água e o tempo máximo do banho.

O MyShower, como foi denominado o chuveiro inteligente, pode informar também quanto tempo foi gasto no banho, o consumo de energia e de água, a média de custo mensal e o sistema permite, ainda, que o banho do usuário seja avaliado com relação ao gasto com energia, água e tempo. Outra vantagem da ducha é que ela funciona tanto para água fria quanto para quente e no caso de ser aquecimento solar o sistema coloca, automaticamente, a temperatura desejada, mesmo que no dia tenha tido pouca radiação.

Segundo o diretor da empresa, Régis Haubert, o objetivo principal é a conscientização do cidadão para o uso responsável da água. “Sabemos que são através de pequenos detalhes que uma família consegue reduzir seus gastos no final do mês. E como o chuveiro é responsável por quase 80% do consumo de água nas residencias, encontramos uma forma de colocar a tecnologia a serviço do bem-estar para um banho confortável e econômico”, destaca. Segundo a Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica), o banho ideal deve ter duração máxima de oito minutos e consumo de água de três litros por minuto.

O chuveiro interativo foi criado pela empresa gaúcha Exatron com apoio da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), empresa pública brasileira de fomento à ciência, tecnologia e inovação em empresas, universidades, institutos tecnológicos e outras instituições públicas ou privadas.

Apoiadores