Celular Seguro permite que policiais localizem celulares roubados através de Imei cadastrado em site

Redação
agosto24/ 2016

Uma iniciativa do 48º Batalhão de Polícia Militar, responsável pela cidade de Ibirité, na região metropolitana de Belo Horizonte, pode ajudar na localização de celulares roubados ou furtados através da verificação do Imei (International Mobile Equipment Identity), sigla em inglês para o número de identificação contido em cada aparelho. Para isso, foi criado o site “Celular Seguro”, onde cada cidadão pode cadastrar o Imei de seu celular e informar à PM em caso de roubo ou furto.

A ferramenta foi lançada hoje (24) e surgiu por causa da alta incidência de roubos e furtos de aparelhos telefônicos na cidade e em municípios vizinhos. “Com os constantes roubos e furtos, a nossa equipe desenvolveu esse projeto piloto, que funciona da seguinte forma: a pessoa, de qualquer lugar do Brasil, pode acessar o site e cadastrar seus dados pessoais e do telefone, como o Imei e modelo do aparelho. Esses dados ficam armazenados e, se porventura o aparelho for levado, ela acessa o site novamente e nos comunica”, explicou o comandante do batalhão, Hércules de Paula Freitas.

Ainda segundo o comandante, é possível fazer o rastreamento dos aparelhos que usam os sistemas Android, iOS (iPhone) ou Windows Phone e descobrir a sua localização. “Em caso de abordagens de pessoas suspeitas, nós vamos pedir para verificar, além de documentos pessoais, o número do Imei do celular. Se esse número de identificação estiver cadastrado no sistema vamos apurar qual a participação desse suspeito no crime. Se ele é o responsável pelo furto ou roubo ou se é receptador”, explicou o policial.

Qualquer pessoa pode saber seu número de Imei digitando *#06#. Para saber mais sobre a novidade e como usar a ferramenta clique aqui.

 

Fonte: O Tempo

Apoiadores