Campus Party reúne a nata da inovação em São Paulo

Redação
janeiro12/ 2016

A Campus Party é a maior experiência tecnológica do mundo. Realizada desde 1997, reúne jovens geeks em um festival de inovação, criatividade, ciência, empreendedorismo e entretenimento digital.  Desde a sua primeira edição, na Espanha, encontrou um público tão entusiasmado que cresceu e se internacionalizou passando a ter, a partir de 2008, edições no Brasil, Inglaterra, Alemanha, Colômbia, México Equador e El Salvador.

Em fevereiro de 2015, a Campus Party Brasil realizou sua oitava edição em São Paulo com mais de 120 mil visitantes, 8 mil campuseiros vindos de 21 países e de todos os Estados brasileiros. Ao longo de uma semana, os participantes ficaram instalados em mais de 6 mil barracas e contaram com uma internet de 50 gigabytes para aproveitar mais de 600 horas de atividades e conteúdos. Neste ano também foi realizada a Campus Party Recife, que chegou a sua quarta edição no último mês de julho reunindo mais de 60 mil visitantes, 4 mil campuseiros e mais de 300 horas de conteúdo

As palestras não são as únicas atrações que a Campus Party Brasil 2016 oferecerá aos campuseiros. A 9º edição do evento, que ocorrerá de 26 a 31 de janeiro, em São Paulo, e possui a temática Feel The Future, contará também com workshops que permearão todas as áreas de conhecimento do evento – ciência, empreendedorismo, inovação, entretenimento e criatividade. Serão mais de 30 oficinas com muita interatividade e “mão na massa” oferecidas durante as mais de 600 horas de conteúdo durante o evento, sendo que seis delas serão especiais, pois os participantes podem adquirir kits exclusivos e levar a criação do seu projeto tecnológico para casa.

 Confira abaixo a relação destes workshops e como se inscrever em cada um deles:

“Montando seu braço robótico” – (28/01 – das 10h30 às 12h45 e das 14h15 às 16h15 – Espaço Workshop Ciência – Arena CPBR9) –  A robótica tem sido tema de destaque no ramo acadêmico, industrial e agora também está sendo inserida no ambiente doméstico. O workshop tem como objetivo ensinar conceitos desse ramo, onde conceito e prática se aliam para a confecção de um braço robótico que pode ser controlado por joystick.

 Palestrantes: Glauco Aguiar, Mariana Leite e Luiz Garcia.

“Oficina de robótica Crafter” – (29/01 – das 10h30 às 12h45 – Espaço Workshop Ciência – Arena CPBR9) – Com o kit Crafter será montado um robô capaz de seguir linhas, desviar de obstáculos e perceber objetos em um ambiente. No workshop será ensinada a montagem de sensores e atuadores com uma placa tipo Arduíno, programação de software básico para receber informações de sensores e atuar nos motores e software de Inteligência Artificial. Além disso, quem participar do workshop passará a ter desconto vitalício de 10% sobre qualquer novo produto, além de 40% de desconto na compra da versão final robô.

 Palestrantes: Henrique Foresti, Diogo Santos Lacerda e Lucas Cavalcanti.

 “Colhendo Energia e Performance” – (29/01 – das 10h30 às 12h45 – Espaço Workshop Ciência – Arena CPBR9) – Nesta oficina será desenvolvido um Arduino energeticamente autossuficiente. Com o Arduino mais potente que acaba de entrar no mercado e o EH01, Chip brasileiro para gerenciamento de coleta de energia, um painel solar e uma célula de bateria Lipo o sistema será capaz de suprir sua própria energia e ainda alimentar sistemas externos como motores e sensores.

 Palestrantes: Henrique Foresti, Diogo Santos Lacerda e Lucas Cavalcanti

“Próteses de mão feitas por impressoras 3D” – (29/1, das 14h10 às 17h45 – Espaço Workshop Ciência – Arena CPBR9) – Neste workshop será ensinado o passo a passo de como se montar as próteses. Com kit de peças impressas em ABS serão construídas as prótese educativas Raptor Reloaded. Este kit se presta somente a uso educativo, não tendo garantias nem recomendações para uso biomédico real, nem biocompatibilidade do material e nem resistência e durabilidade.

 Palestrante: Profª. Dra. Maria Elizete Kunkel

“Como fazer seu óculos de realidade virtual Beenoculus e criar games” – (28/1, das 16h30 às 21h – Espaço Workshop Entretenimento – Arena CPBR9) – O workshop pretende mostrar como montar o equipamento brasileiro Beenoculus e desenvolver, com suporte Unity, uma demo de um game em realidade virtual. Com o crescimento deste mercado no mundo, a tendência é criar jogos para estes gadgets, sejam aparelhos como Oculus Rift até modelos baratos como o cardbox do Google. O Beenoculus é um modelo barato, mas com componentes de qualidade e funcionais com smartphones de 5 e 6 polegadas.

 Palestrantes: Rawlinson Terrabuio – Desenvolvedor da Beenoculus e Tiago Ardel Moraes – Desenvolvedor do OvniStudios, responsável pelo premiado game Perônio.

“Como desenvolver wearables” – (29/1, das 18h às 19h30 – Espaço Workshop Entretenimento – Arena CPBR9) – Esta oficina pretende ensinar ao campuseiro como fazer os melhores equipamentos eletrônicos que podem ser fixados em seu corpo.

Palestrante: Gedeane Kenshima – engenheira de Controle e Automação, técnica em Automação Industrial, ambos pelo IFSP

 Ingressos – Ainda restam poucos ingressos para a Campus Party Brasil. O valor da entrada é de R$ 290,00, no site da Campus com venda exclusiva pelo Paypal (parceiro global da Campus Party).

Serviço:
Campus Party Brasil 2016
De 26 a 31 de janeiro de 2016
Pavilhão de Exposições do Anhembi (Av. Olavo Fontoura, 1.209 – Santana)
São Paulo-SP

Fonte: Comunicação Corporativa

.

 

Apoiadores