Brasil é o país mais empreendedor do mundo

Redação
junho15/ 2015

A Global Entrepreneurship Monitor (GEM), por meio do Sebrae e do Instituto Brasileiro de Qualidade e Produtividade (IBQP), realizou uma pesquisa na qual concluiu que o Brasil tem a maior taxa de empreendedorismo do mundo, quase 8 pontos porcentuais à frente da China, segunda colocada, com 26,7%. Em dez anos, a taxa total de empreendedorismo no Brasil aumentou de 23%, para 34,5%.

O número de empreendedores entre a população adulta no país também é superior ao dos EUA (20%), Reino Unido (17%), Japão (10,5%) e França (8,1%). Entre as economias em desenvolvimento, a taxa brasileira é superior à da Índia (10,2%), África do Sul (9,6%) e Rússia (8,6%).

De acordo com os resultados do estudo, que entrevistou 10 mil pessoas, três em cada 10 brasileiros, com idades entre 18 e 64 anos, possuem uma empresa ou estão envolvidos com a criação de um negócio próprio. Ter o próprio negócio, aliás, é apontado como o terceiro maior sonho do brasileiro, depois de comprar a casa própria e viajar pelo país.

A pesquisa destaca, ainda, que 31% das pessoas desejam tornar-se o seu próprio chefe, ou seja, praticamente o dobro das que desejam fazer carreira numa empresa (16%).

Global Entrepreneurship Monitor (GEM)

O programa de pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), de abrangência mundial, é uma avaliação anual do nível nacional da atividade empreendedora. Teve início em 1999, com a participação de 10 países, por meio de uma parceria entre a London Business School, da Inglaterra, e o Babson College, dos Estados Unidos. Nesses 10 anos, mais de 80 países participaram do programa, que permanece crescendo ano a ano. Atualmente, no mundo, o GEM é o maior estudo contínuo sobre a dinâmica empreendedora.

Fonte: site Abílio Diniz e GEM

Apoiadores