Biodegradáveis reduzem poeira e consumo de água

Giuliano Le Senechal
maio06/ 2015

Em tempos de seca e escassez de recursos hídricos, são inúmeras as propostas para conter o desperdício e reduzir o consumo. Duas delas representam uma revolução para os setores de mineração e de transportes. Desenvolvidos pela empresa Sabal Soluções e testados pela YKS, consultoria mineira especializada em soluções sustentáveis, o DC1000 e o DC2000 são produtos biodegradáveis, que levam componentes orgânicos, como agentes naturais aglutinantes e umectantes. O resultado dessa mistura não poluente com água resulta na formação de um filme maleável, que cobre as superfícies e suprime a elevação de poeira e outras partículas em estradas não pavimentadas e em pilhas de minério expostas ao ar livre ou a serem transportadas em vagões e caminhões.

De acordo com Sabrina Lima, diretora de Projetos da empresa, o volume de água para utilização em vias de terra no estado, especialmente em estradas por onde se transporta minério de ferro, é muito grande e requer redução. “Os testes realizados revelaram que a aplicação do DC1000 proporciona uma economia de até quatro vezes a quantidade de água utilizada na aspersão por caminhão-pipa. Ele reduz em duas vezes a quantidade de água na mistura para aplicação e, também, a periodicidade necessária para manter úmidas as vias com grande acúmulo de poeira”, afirma.

Segundo a executiva, o DC2000 serve para aplicação em pilhas de minério estocadas ou no traslado desse material. “É um composto que forma uma película mais densa e resistente. Foi projetado para diminuir drasticamente a poeira ocasionada durante o transporte por caminhões e trens, evitando o lançamento de partículas de poeira ou finos de minério no ar e o desperdício do minério, que acaba diminuindo seu volume de carga ao longo do caminho”.

O produto também pode ser utilizado por empresas que oferecem serviço de caminhão-pipa e que são contratadas por órgãos públicos ou privados para realizar a umidificação de espaços abertos e estradas de terra.

www.yks.com.br

 

Apoiadores