Assistente virtual da TAP já está no site do Brasil

Assistente virtual da TAP já está no site do Brasil
Redação
fevereiro26/ 2016

Depois de ter sido lançada em Portugal, a Sofia – a Assistente Virtual da TAP – chegou ao Brasil e Reino Unido. O objetivo é acrescentar aos já existentes canais de comunicação ao dispor dos clientes, uma assistência em tempo real, proporcionando uma comunicação online de melhor qualidade.

Para utilizar este novo serviço, os clientes brasileiros e ingleses têm apenas que escrever uma questão na área de texto e imediatamente a Sofia irá responder, encaminhando para a informação procurada.

Quantas mais perguntas forem feitas, mais o conhecimento da Assistente Virtual será enriquecido, fazendo com que continuamente sejam melhoradas as suas capacidades de resposta.

Entre abril 2015 e janeiro 2016, a Sofia deu uma média de 18 mil respostas por semana e 2,5 mil por dia. 94% destas respostas foram efetuadas com sucesso.

Atualmente, a Sofia fala português e inglês. Contudo, já estão sendo desenvolvidas pela empresa novas funcionalidades com o intuito de ficar disponível em outros idiomas.

Assistente virtual, a tendência do momento

Não é só o mercado de passagens aéreas que vem apostando em assistentes virtuais para interagir com os clientes. No Brasil, a operadora Vivo também aposta na tecnologia. A empresa possui a Vivi, que ajuda a esclarecer as dúvidas dos usuários.

Outro exemplo é a empresa japonesa Vinclu, que está criando o Gatebox, um sistema de comunicação e assistência pessoal que pretende dar um passo à frente nessa categoria de tecnologia.

Trata-se de um aparelho que apresenta uma imagem holográfica de uma garota no estilo dos desenhos animados japoneses, conhecidos como animes. Ele utiliza a tecnologia da Internet das Coisas para controlar eletrodomésticos e outras funções de sua casa, como televisores, sistema de ar condicionado, iluminação e muito mais.

A personagem que aparece como um holograma no Gatebox chama-se Azuma Hikari, utiliza inteligência artificial e é capaz de conversar com os moradores da casa, acordá-los de manhã e recebe-los de volta do trabalho no fim do dia, além de controlar praticamente tudo dentro da residência. Saiba mais sobre o assunto aqui.

Apoiadores