Assistente Pessoal Robótico auxilia portadores de necessidades especiais

Assistente pessoal robótico auxilia portadores de necessidades especiais
Redação
novembro12/ 2015

A Universitat de Lleida, uma das universidades mais antigas do mundo localizada na cidade de Lérida, na Catalunha (Espanha), acaba de apresentar um projeto pioneiro e inovador no que diz respeito à mobilidade e acessibilidade: o protótipo de Assistente Pessoal Robótico (APR). O robô é capaz de auxiliar pessoas portadoras de necessidades especiais e representá-las remotamente no escritório de trabalho. Nos dois últimos anos, pesquisadores da universidade se dedicaram no desenvolvimento do protótipo sob a liderança do professor Jordi Palacín e apoio da Indra e da Fundação Adecco.

A Indra, uma das maiores empresas globais de tecnologia, atua fortemente no mercado para identificar oportunidades na área de acessibilidade e desenvolver tecnologias que facilitem a integração social e laboral de portadores de necessidades especiais. Em parceria com a mesma instituição de ensino, a empresa disponibiliza em vários países, incluindo o Brasil, dois softwares gratuitos que substituem o mouse (head mouse) e o teclado do computador, com o objetivo de proporcionar a essas pessoas maior integração social. Os cliques do computador são comandados por movimentos da cabeça e da face do usuário.

O Assistente Pessoal Robótico é facilmente conectado à Internet e controlado por um aplicativo instalado em dispositivos móveis de seu “dono”. O aplicativo oferece um guia com controles táteis simples, semelhante ao de um veículo teledirigido. O robô pode interagir com outros colegas de trabalho, assistir reuniões ou participar de encontros informais. Graças a um sistema de videoconferência móvel, a pessoa pode escutar e ser ouvida, enxergar por meio de uma câmera instalada e ser vista pelos seus colegas através de sua tela. Os profissionais envolvidos nesse projeto estimam que futuramente as pessoas também possam controlá-lo pelo head mouse da Indra.

Com uma autonomia técnica de seis horas em funcionamento contínuo, o Assistente Pessoal Robótico integra diversas tecnologias procedentes de smartphones, visão artificial, interação robô-máquina e redes informáticas. Todas elas foram moldadas e adaptadas para desenvolver o conceito dessa nova ferramenta robótica para o serviço de integração das pessoas com deficiência.

Embora o robô ainda não esteja pronto para comercialização, o conceito de telepresença foi testado e validado em ambientes da universidade.

Sobre a Indra

 

Presente no Brasil desde 1996, a Indra é uma das principais companhias de tecnologia, consultoria e outsourcing do país. A multinacional conta com escritórios distribuídos nos principais estados brasileiros, quatro softwares labs e possui uma oferta diferenciada de soluções e serviços de alto valor agregado, que atendem os setores Financeiro, Energia e Utilities, Telecomunicações, Administração Pública e Saúde, Indústria, Transporte e Tráfego e Defesa e Segurança.

 

A Indra, presidida por Fernando Abril-Martorell, é uma das principais multinacionais de consultoria e tecnologia da América Latina e Europa. A companhia oferece soluções, serviços de Tecnologia da Informação e sistemas integrados para clientes em todo o mundo. A Indra possui um modelo de negócio diferenciado, baseado em suas próprias soluções (cerca de 65% do total da receita em 2014) com clientes líderes em diversos países. Em 2014, obteve receita de 2,9 bilhões de euros e registrou um total de 39.000 funcionários. A empresa tem presença em 46 países e projetos em 149 países.

 

Apoiadores