App reconhece pessoas em fotos

Redação
junho22/ 2015

Um aplicativo capaz de identificar, por meio de uma tecnologia de reconhecimento facial, quem está presente na foto. Essa é a função do Moments, mais novo app do Facebook, que precisa estar integrado a um perfil da rede de relacionamentos para, automaticamente, compartilhar a imagem com as pessoas presentes na imagem.

“Quando você vai a um casamento, por exemplo, muita gente tira fotos ótimas. É claro que você quer uma maneira mais rápida de compartilhá-las com os amigos que estão nelas, e também receber aquelas em que aparece”, explica Will Ruben, gerente de produtos do Facebook.

O compartilhamento das fotografias é realizado através do Messenger, aplicativo de mensagens instantâneas que possui 700 milhões de usuários, de maneira que somente os presentes têm acesso a elas (mesmo que não tenham realizado o download do app), sem que sejam publicadas na timeline do Facebook. Entretanto, essa facilidade só está disponível para download nos Estados Unidos nas versões Android e iOS, sem previsão de lançamento no Brasil.

Curiosidade

O app Moments não poderá ser usado na Europa devido à questão do reconhecimento facial. Ele contraria as leis europeias quanto à privacidade, já que não dá a possibilidade de escolha aos utilizadores de indicarem se aceitam ou não a sua identificação. “O mecanismo opt-in ficará desligado até que possamos desenvolver um”, explicou o responsável pela política do Facebook na Europa, Richard Allen, citado pela BBC. Quando ativado, o opt-in expressa a vontade do utilizador em aceitar, neste caso, a sua identificação.

Fonte: Facebook e Portal Público

Apoiadores