App Pasto Certo traz dados sobre capins

Redação
março27/ 2017

Com o objetivo de agrupar informações sobre os diferentes capins desenvolvidos pela Embrapa, e cultivares de domínio público, foi lançado o aplicativo Pasto Certo. Disponível apenas para Android em sua primeira versão, o app traz indicadores variados sobre 10 cultivares de braquiária e seis de panicum.

Sanzio Carvalho Lima Barrios, pesquisador da Embrapa Gado de Corte, explica que as informações estão divididas em seis categorias: identidade (nome comum, significado do nome etc); morfologia (hábito de crescimento, comprimento e cerosidade da lâmina foliar, por exemplo); agronomia (nível de exigência em fertilidade; resistência a patógenos de solo); dados de pastejo animal (ganho de peso diário, taxa de lotação); compatibilidade com sistemas integrados (facilidade de consorciação com gramíneas anuais, tolerância ao sombreamento); e aspectos do estádio juvenil (altura da planta, número de perfilhos, formato do colmo). Somadas, essas variáveis, de todas as categorias, chegam a 107.

Aplicação – “Com o app, queremos que pecuaristas que trabalham com bovinos de corte, ILP e ILPF tenham à mão uma ferramenta confiável para fazer consultas”, afirma Barrios, que espera que o material também seja útil para revendedores, estudantes e assistentes técnicos.

Pelo aplicativo, que funciona offline, é possível consultar não só dados individuais de cada cultivar como comparar qualquer variável referente a elas. As comparações são feitas entre no máximo quatro variedades e podem ser personalizadas conforme a necessidade do usuário.

“Colocando lado a lado a BRS Piatã, a Paiaguás e a Ipyporã, por exemplo, o pecuarista consegue saber qual delas proporciona maior ganho de peso diário por animal na época das águas”, diz Barrios. “Já para um revendedor, o app pode ser útil para pesquisar a taxa de semeadura de determinada cultivar ou saber qual a média de plantas que se estabelecem por metro quadrado”, exemplifica o pesquisador.

Versão 2.0 – A versão que chegou agora à Play Store deve ter atualizações até o final do ano, quando espera-se que o Pasto Certo esteja disponível também para iOS.

Segundo Barrios, a expectativa é lançar ainda novas funcionalidades nesse prazo, permitindo maior interação do usuário, além de ampliar a lista de cultivares.

“Queremos incluir informações sobre capins do gênero Andropogon; capins-elefante, mais usados para gado de leite; e Cynodon, voltado para equinos, na próxima versão”, diz o pesquisador da Embrapa – que adianta que uma relação de leguminosas, geralmente usadas em consórcio com gramíneas também deve entrar para o app.

 

Fonte: Portal DBO

Apoiadores