App de cuidados paliativos HC-UFMG é um dos mais baixados do país

Larissa Borges
março26/ 2017

Cuidado paliativo é um conjunto de práticas médicas que ajuda a aliviar o sofrimento. E se isso tudo fosse colocado na tela do seu celular e com todas as informações necessárias em poucos cliques? Essa foi a ideia que os médicos, Taís Marina de Souza, Laila Carine Ferreira Lodi Junqueira e Munir Murad Junior, do Hospital das Clínicas da UFMG tiveram.

De acordo com o HC, mais de 1.600 pessoas já fizeram o download do aplicativo sobre cuidados paliativos.  Desenvolvido pelo Centro de Telessaúde do Hospital das Clínicas (HC) da UFMG, O app Cuidados Paliativos foi criado para orientar profissionais de saúde.

Lançado no início de março e disponível apenas para o sistema Android, o app já é segundo da área médica mais baixado nos últimos 15 dias.

Para a analista de sistemas do Centro de Telessaúde do HC-UFMG, Thábata Sá, o fato de o software não ser restrito a profissionais de saúde e de ter sido gerado no âmbito de um hospital universitário pode ter impulsionado o número de adesões. “Não tivemos nenhuma campanha de divulgação. A difusão foi realizada na base do ‘boca a boca’, por isso se trata de um número extraordinário”, ressalta a especialista.

Como funciona?

O app é dividido em quatro partes. A primeira, teórica, explica o que são os cuidados paliativos. As duas seções seguintes avaliam a escala funcional e outros sintomas do paciente, respectivamente.

“Por meio de um questionário, o profissional examina a rotina do paciente, se ele consegue caminhar sozinho, por exemplo. Também há uma avaliação rápida e simples dos principais sintomas relatados, o que possibilita identificar se há necessidade de mudança no tratamento”, explica a médica Taís Marina de Souza.

Após ser preenchido, o questionário gera um percentual que identificará a faixa de dependência do paciente e apresenta sugestões de cuidados. Por fim, um passo a passo auxilia o profissional na comunicação das más notícias.

O aplicativo está disponível para download gratuito na Google Play.

Fonte: Simi

Apoiadores