Aparelho ajuda a reduzir pela metade consumo de energia

Redação
junho03/ 2015

Um dispositivo desenvolvido na cidade mineira de Santa Rita do Sapucaí, região sul do Estado,  promete mudar a realidade do controle da energia consumida em indústrias, empresas, condomínios e residências e fazer com que os valores das contas mensais possam cair em até 50%.

Elaborado para instalação em quadros disjuntores, o Q2D faz a leitura de forma individualizada de cada um dos circuitos elétricos e permite a observação, em tempo real, de quais locais de um ambiente está se gastando mais. De posse dessas informações, obtidas por meio de um aplicativo que pode ser baixado em tablets ou celulares, os usuários do sistema podem tomar providências pontuais e imediatas para reduzir o consumo elevado ou descontrolado da eletricidade. O sistema é preparado ainda para enviar sinais sonoros aos aparelhos cadastrados e informar a existência de diversos problemas como sobrecarga em fiações, queda ou alta de tensão em redes e mudanças de temperaturas em decorrência de eventuais curtos-circuitos.

O produto da Photon Tic – Energy Solutions foi formatado nos laboratórios do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) e recebeu incentivo e apoio financeiro do Sebraetec, programa do Sebrae destinado  a oferecer orientações e infraestrutura para que ideias inovadoras ganhem execução e alcancem o mercado e do projeto Tecnova, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), que  auxilia no fomento de projetos de grande potencial.

Fonte: Revista Passo a Passo – Sebrae Minas  – Edição de nº 156

Foto:  Inatel

Apoiadores