Agro Conecta promete inovações para ecossistema do agronegócio

Giuliano Le Senechal
junho26/ 2018

Entre 250 e 300 pessoas são esperadas hoje, a partir da 18 horas, no espaço BeGreen Farm, localizado no Boulevard Shopping, bairro Santa Efigênia, região Centro-Sul da capital. É lá que será realizada a 1ª edição do “Agro Conecta”, projeto idealizado pela FAEMG, por meio do programa Novo Agro, com apoio, organização e participação do HUB MINAS DIGITAL (HMD).

Com presença confirmada de seis startups, um palestrante, 100 participantes diretos além de  influenciadores e diretores de empresas ligadas aos negócios do campo e produtores rurais, o evento tem como objetivo apresentar o que existe de mais moderno e eficiente em tecnologias para o ecossistema deste segmentado de mercado, responsável por cerca de 24% de todo o PIB do Brasil.

“É um acontecimento relevante e pertinente para este importante nicho de nossa economia. Estamos certos de que esta reunião de pessoas, que entendem e vivem o dia a dia rural, vai resultar em bons negócios para todas as partes envolvidas. E buscando torná-lo mais atraente, criamos um formato de movimentação e conexão rápidas, em que as pessoas vão se conhecer, as startups vão se apresentar, já com perspectiva de negócios e depois vão confraternizar, continuando as boas conversas”, explica Cayano Cougo, desenvolvedor de metodologias ágeis e agente de conexões e inovação do HMD.

Cougo afirma que o “Agro Conecta” inicia uma série de eventos com este formato “rápido” e que eles (eventos) passarão a ser uma constante em BH e, possivelmente, no interior do estado. “O HUB MINAS DIGITAL nasceu com a proposta de conectar médias e grandes empresas com startups que têm soluções adequadas para elas. Este propósito já se mostrou assertivo e está consolidado. Contudo, percebemos que há espaço para estes eventos que podem abranger empresas menores e que também precisam de soluções. Por isso, surgiu este formato, que torna o HUB mais amplo e democrático”, pontua.

Ainda de acordo com agente governamental, vários outros eventos já estão sendo desenvolvidos pela equipe do HMD. “Não posso adiantar muita coisa ainda, exatamente pelo fato de estarmos estudando nichos de mercado, empresas e startups para formatarmos os melhores produtos de conexão e inovação aberta. Apenas posso informar que o próximo será muito em breve e voltado para o segmento do turismo”, revela Cougo.

O Agro Conecta é o segundo evento com este modelo em que há participação do HUB MINAS DIGITAL. O primeiro, realizado no mês passado e totalmente idealizado pela equipe do HMD, foi o “HUB CONECTA CDL”. Voltado para conectar startups com empresas do varejo da capital e do interior, o projeto reuniu, aproximadamente, 250 pessoas na sede do HUB MINAS DIGITAL, situada no pós-modernista prédio conhecido como Rainha da Sucata, na Praça da Liberdade.

Apoiadores