7 dicas para usar vídeos e vender produtos

Redação
junho09/ 2017

Quem tem uma loja online e quer vender seus produtos em grande quantidade, precisa investir em diferentes estratégias de atração e conversão do público nas páginas de seu site. E para além de uma boa apresentação visual, bons preços e um bom site, sabe o que ajuda bastante nessa tarefa? Vídeos.

De acordo com pesquisas, 85% das pessoas que assiste um vídeo sobre um produto dizem ficar mais inclinadas a realizar a compra. Além do mais, vídeos ajudam a dar uma dimensão mais real da mercadoria, aproximam e facilitam a comunicação e são excelentes ferramentas de convencimento.

Por isso, a seguir temos 7 dicas que podem te ajudar a vender mais produtos em seu site utilizando vídeos online. Confira:

1. Considere a Lei de Pareto

Também conhecida como “princípio 80-20”, essa lei é aplicável à maioria dos negócios. De forma prática, ela diz que a maior parte de toda a sua receita é gerada por um grupo bem definido de produtos vendidos – geralmente, 20% deles. Portanto, você deve identificar quais são os esses produtos no caso da sua empresa e concentrar seus esforços neles. Quando se trata de vídeos online para e-commerces, a maior parte do esforço de produção deve ser concentrada nas páginas desses produtos.

2. Faça vídeos curtos e diretos

Você não precisa de vídeos longos para aumentar suas vendas. Raramente as pessoas ficam concentradas em uma coisa durante muito tempo e com vídeos online não é diferente. Portanto, o ideal é mantê-los com uma duração aproximada de um minuto. Caso o produto seja muito complexo ou mais caro que a média, aumente essa duração em 50%, atingindo um minuto e meio. A partir disso, vá fazendo testes até encontrar a duração ideal para cada tipo de produto.

3. Faça testes

E falando em testes, eles devem ser feitos em diversos aspectos. Você pode, por exemplo, começar criando vídeos em formatos específicos para dois produtos parecidos. Então, você deixa os dois rodando ao mesmo tempo e, então, após um período definido, compara seus desempenhos, considerando taxas de conversão e comportamentos de compra. Com esses dados em mãos, você já poderá escolher o melhor tipo de vídeo e aplicar no restante dos produtos do seu site.

Lembre-se apenas de testar um fator de cada vez, ou você não conseguirá saber qual foi o responsável pelo bom resultado. Por exemplo, faça um vídeo com 30s de duração e outro praticamente igual, porém com 45s de duração. Mantenha os mesmos CTAs, discurso e gatilhos de compra. No fim, o que tiver o melhor resultado provavelmente será o dono da duração ideal. Depois, você pode testar outros elementos e ir adequando ainda mais seu conteúdo.

4. Utilize legendas

O uso de legendas tem um efeito surpreendente sobre as taxas de cliques e conversões. Algumas comparações entre vídeos com e sem legendas mostram que a presença de texto melhora as conversões em aproximadamente 8%. Isso porque, os textos ajudam na assimilação do discurso e, em casos em que o vídeo começa automaticamente, sem som, ele enriquece o conteúdo.

Quer saber outras técnicas para aumentar sua conversão com vídeos? Dê uma olhada neste guia aqui.

5. Adicione comentários de usuários para aumentar a credibilidade

Sempre que for fazer um vídeo ou colocar uma página de produto novo no ar, lembre-se de habilitar a opção de comentários dos usuários. Opiniões e depoimentos de quem já comprou o produto são muito populares em e-commerces e vão te ajudar a vender mais, uma vez que as pessoas tendem a confiar em avaliações e recomendações de outros.

6. Inclua os vídeos nos resultados de busca interna do seu site

Quando alguém fizer uma busca em seu site, garanta que essa pessoa saberá que há um vídeo disponível para o termo ou produto procurado. Afinal, informar que um produto é apresentado em vídeo aumenta a probabilidade do usuário clicar para vê-lo e depois comprá-lo.

7. Utilize os seus vídeos em todas as etapas do seu marketing

Você pode melhorar (e muito) o resultado das suas vendas se passar a incluir vídeos online em todas as etapas do seu marketing digital. Use-os em suas redes sociais, em suas campanhas de e-mail marketing, na comunicação com os clientes e também para ajudar com o ranqueamento nos mecanismos de busca.

Pronto para vender mais?

Agora que você já sabe como os vídeos podem te ajudar em seu processo de vendas, não deixe de aplicar nossas dicas e conferir os resultados! Confira também este guia para montar seu próprio estúdio e conseguir mais qualidade em todas as suas gravações.

*Artigo da Samba Tech

Apoiadores