Será o futuro do jornalismo?

Redação
abril25/ 2016

Acaba de ser disponibilizada na internet uma plataforma que oferece assinaturas com as principais estrelas do jornalismo, a custo próximo de zero. Trata-se do site Textie, que apresenta a inovadora proposta de acesso direto entre leitor e os principais repórteres, articulistas, comentaristas e analistas da mídia impressa do Brasil.

“A ideia é incentivar a produção e a venda de informação sem a intermediação das grandes corporações. Assim, baixamos consideravelmente o valor de investimento por parte do leitor e ainda possibilitamos que ele faça assinaturas personalizadas, somente com os jornalistas que aprecia ou que agregam valor às suas rotinas. O assinante poderá, por exemplo, ter acesso a articulistas de veículos distintos, sem a necessidade de comprar todo o conteúdo de uma revista ou um jornal”, afirma Rafael Monteleone, 25 anos, engenheiro paulista desenvolvedor do Textie.

Para os profissionais de imprensa, o serviço funciona da seguinte maneira: quem quiser publicar e vender seu trabalho deve enviá-lo por meio do próprio site. Basta preencher o formulário disponível no link “Contato” com nome, email e respectiva mensagem.

Em 24 horas, no máximo, receberá a resposta, após uma análise do material enviado. Então o texto será postado na página e cada leitor pagará R$ 0,50 pelo acesso na íntegra.“Outros profissionais também podem usufruir do Textie, como um biólogo ou um economista”, comenta Monteleone.

Ele também aposta em mais um projeto promissor para a plataforma, ainda em fase de desenvolvimento: a criação de um mural, em que os usuários poderão sugerir temas sobre os quais desejam comprar informações. Assim, os eixos temáticos mais procurados poderão ganhar um destaque na página.

Informações: Textie

 

 

Apoiadores