4 vantagens de transmitir seus eventos ao vivo pela internet

Redação
agosto05/ 2016

Os vídeos online são o futuro da comunicação e isso já não é segredo para mais ninguém. A cada dia que passa, a audiência de conteúdos na internet tem aumentado e as tecnologias de transmissão ao vivo têm proporcionado o aumento da interatividade entre o produtor e consumidor do material.

Segundo uma pesquisa do Google, 24% dos brasileiros já assiste mais vídeos online do que TV e a tendência é que este número aumente ainda mais, visto que o público infantil, que, em breve, será o target de diversas empresas, já assiste, hoje, mais vídeos em dispositivos móveis do que na televisão. Por isso, produtores de conteúdo têm investido cada vez mais em materiais para serem distribuidos na internet.

Este cenário colaborou para o aumento do investimento em transmissão ao vivo de eventos e ações. Se o vídeo já aumentou a experiência do usuário em relação ao consumo de conteúdo, a transmissão ao vivo proporcionou que a audiência unisse a experiência de assistir ao evento, no local de sua preferência. Um benefício e tanto, não?

O mais interessante disso tudo é que a transmissão ao vivo traz benefícios para os dois lados: a audiência e o produtor. E, neste post, vamos mostrar para você quais são as vantagens de transmitir um evento ao vivo pela internet! Vamos lá?

1 . Aumenta o alcance da mensagem

Imagine aquele evento que você planejou para 100 pessoas, mas, que, após a divulgação do escopo e dos palestrantes, o número de interessados triplicou? Bem, neste caso, você teria três opções:

  1. a) agradecer aos interessados e informar que, infelizmente, é impossível a participação de todos; b) procurar, às pressas, um novo local onde comportasse o número final de participantes;
  2. c) transmitir o evento ao vivo e, assim, aumentar o alcance da sua mensagem para quem quisesse acessar. A vantagem desse modelo é que é possível compartilhar a transmissão de forma aberta, ou para captar leads para a estratégia da sua empresa ou, ainda, monetizar na forma de assinatura.

Além do mais, por meio do compartilhamento do link com a transmissão ao vivo, é possível que você atinja um público que nem tivesse o conhecimento sobre a realização do evento e, assim, cresça também em audiência e em target.

2 . Menos despesa e mais receita

Lembra do exemplo do evento que demos aqui em cima? Então, vamos retomá-lo! Se você optasse pela segunda opção, a letra “b”, você teria que alterar toda a sua estrutura pouco tempo antes da data da realização do evento.

Isso significa incluir despesas que você não tinha programado para o budget, já que seria necessário você ir atrás de um espaço maior para comportar o novo número de convidados e pensar na melhoria dos equipamentos de entrega de som e imagem, por exemplo. Se você iria trabalhar com brindes, coffee break e outros detalhes, a despesa iria aumentar ainda mais.

Para a realização de um grande evento, a pré-produção começa meses antes e todos os orçamentos e contratos são fechados neste período. Alterar toda a estrutura “em cima da hora” traz custos que podem colocar o ROI do seu evento lá embaixo.

Por isso, para evitar os gastos não orçados, a transmissão ao vivo pode ser a solução! E, além de evitar, ela pode ser usada como uma forma de gerar receita para a sua empresa, também. Já pensou em monetizar o conteúdo do seu evento por meio de assinatura ou taxa de inscrição online? Pense nisso!

3 . Engajamento

Eventos transmitidos pela internet aumentam a interação e o engajamento dos participantes. Em um evento com palestras, por exemplo, é comum que algumas pessoas fiquem intimidadas com o público ou com vergonha e, por isso, não façam perguntas ou não interagem da forma que desejam.

Por meio da transmissão, é possível abrir fóruns onde os próprios espectadores compartilham as ideias e os insights que tiveram, e ainda façam perguntas ao palestrante. Assim, fica mais simples para que os participantes se envolvam com a atividade, e que o mestre de cerimônias ou palestrante organize e determine o nível de importância das perguntas ou sugestões.

4 . Comodidade para quem participa

Outra vantagem da transmissão ao vivo de eventos é que facilita a participação das pessoas. Por exemplo, imagine você, morador de São Paulo, que trabalha de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. Na quarta, uma personalidade que você admira irá dar uma palestra em Tocantins, às 19h30. Praticamente impossível de ir e voltar para trabalhar normalmente no dia seguinte, certo?

Mas, por meio da transmissão ao vivo, é possível que você assista a palestra sem precisar sair da sua casa ou enquanto estiver no metrô, a caminho de algum lugar. Para isso, você irá depender apenas de um dispositivo conectado à internet. Fantástico, não?

 

Artigo produzido pela equipe de conteúdo da Samba Tech

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