4 dicas para ganhar dinheiro com produção de vídeos

Redação
abril17/ 2017

Com o número crescente de youtubers e produtores de conteúdo, é fácil ver que a produção de vídeos é uma forte tendência nos dias de hoje. Infelizmente, monetizar com esse formato vem se tornando cada vez mais difícil: uma pesquisa recente da InsightSamba reuniu dados sobre vídeos online e constatou que 73% dos produtores de vídeo não ganham dinheiro com seu conteúdo.

Apesar disso, existem muitas pessoas dispostas a criar um conteúdo bom e de grande relevância para sua audiência. Fica, portanto, a dúvida: como se tornar um produtor de vídeos de forma rentável?

A resposta está em investir tempo e dedicação – porque o retorno pode valer a pena. Com isso em mente, listamos as 4 dicas essenciais para começar a ganhar dinheiro com seus vídeos:

1 – Atraia mais visualizações

Todo negócio precisa de um público, certo?

Pensando nisso, o primeiro passo é básico: pense de que forma você pode atrair mais visualizações. Parece óbvio, mas muita gente simplesmente posta os vídeos e espera que eles sejam encontrados pela audiência certa. Isso pode funcionar, mas por que não dar um empurrãozinho?

Isso pode ser feito de muitas formas, como indicação entre vídeos, aumento da frequência, marketing digital, etc. Confira nosso artigo completo sobre como ganhar visualizações nos seus vídeos!

2 – Invista nas redes sociais

As redes sociais são suas maiores aliadas. Páginas reúnem seguidores e mantêm a sua presença online viva, mesmo quando seu conteúdo não estiver atualizado. Assim, você tem um outro canal de promoção dos seus vídeos.

Você pode postar pequenos teasers na sua página do Facebook ou anunciar seus vídeos novos no Twitter, por exemplo. Seja criativo e pense onde sua audiência estará! 🙂

3 – Relacione-se com sua audiência

Sua audiência é quem mais pode te promover de forma genuína. Interaja com a sua audiência, entenda o que atrai visualizações e o que não está agradando. Afinal, um público que se interessa profundamente pelo seu conteúdo é aquele que vai recomendá-lo assim que tiver a chance.

Além disso, é importante mostrar uma imagem mais humana e próxima para a sua audiência. As pessoas se atraem mais por conteúdo de pessoas com quem se identificam ou cuja autoridade parece confiável.

4 – Vá além do Youtube

Uma das formas mais interessantes de produção de conteúdo, hoje, é o netflix de nicho.

Basicamente, esse formato consiste na disponibilização de conteúdo por assinatura, para que sua audiência assine mensalmente e tenha acesso a todo o seu conteúdo (ou uma parte dele). Assim, você pode monetizar com seus vídeos de forma fácil, simplesmente oferecendo seu conteúdo de forma mais qualificada.

Você pode deixar o YouTube para um conteúdo mais superficial, como ferramenta de atração. Uma vez que as pessoas se interessarem por seu conteúdo, estarão mais propícias a pagar por vídeos mais aprofundados. Pense assim: você não estaria disposto a pagar por um curso que te ajudaria imensamente no seu trabalho ou vida pessoal, por exemplo?

Conclusão

Para começar a ganhar dinheiro com seu conteúdo, não basta postar seus vídeos no YouTube: é essencial buscar fontes de atração para a sua marca, como redes sociais, sites, etc.

Além disso, outras plataformas podem ser mais rentáveis. O Samba Play, por exemplo, pode ser uma ótima opção para quem quer ter seu próprio portal de vídeos.

Quer entender mais sobre como monetizar com seus vídeos? Nosso artigo sobre como vender cursos online e conteúdos em vídeo pode ajudar! 🙂

 

*Artigo produzido pela Sambatech.

Apoiadores