3 razões porque os Millennials preferem estudar pelo e-learning com vídeos

Redação
fevereiro03/ 2017

Assim como as características pessoais e culturais de um indivíduo podem influenciar muito no modo como ele aprende e retém conhecimento, a geração a qual ele pertence, sua idade, a tecnologia com a qual ele tem contato e outros fatores também são determinantes para esse processo de aprendizagem. E com os Millennials, isso não é diferente.

Essa geração, de pessoas nascidas entre 1977 e 1998, tem um modo peculiar de apreender o conteúdo e reter o conhecimento e precisa de formas diferenciadas de ter acesso a ele. Como esses Millennials representam boa parte da população, sua instituição ou negócio na área educacional precisa estar preparada para atender às suas necessidades e desejos e você já vai entender o porquê.

Os Millennials são a primeira geração que cresceu online e estão totalmente conectados e em busca de novidades. Eles são mais sociáveis, têm necessidade de interagir e compartilhar e querem sempre mostrar para o mundo o que estão fazendo e como estão fazendo. E millennials são multitarefa e multidispositivo. Eles navegam na internet enquanto veem TV, ouvem música enquanto estudam e conseguem administrar isso tudo muito bem.

Então, não é de se espantar que muitas pessoas, integrantes dessa geração, estejam hoje se rendendo e preferindo o modelo de ensino a distância através dos vídeos online.

Muito mais dinâmico, esse é um modelo que se encaixa perfeitamente às necessidades e desejos dos millennials, principalmente por oferecer:

01. Acessibilidade e Flexibilidade

Como já mencionado, os Millennials fazem muitas coisas ao mesmo tempo, trabalham, estudam, fazem cursos, viajam, se divertem, e então precisam de um modelo de ensino flexível, que acompanhe esse ritmo e possa ser seguido de acordo com a vontade do próprio aluno.

Sem um horário rígido ou um local fixo para estudo, os estudantes podem encontrar a forma mais confortável para aprender. Dá pra acessar as aulas de qualquer lugar em que tenha acesso à internet e em qualquer dispositivo, sem limitações de horário.

02. Evolução notável

Os Millennials também sentem necessidade de ver seus esforços rendendo frutos e os recompensando de alguma forma. E no e-learning, com as atividades online e a aplicação de técnicas de gamification, é possível obter rápido retorno de todos os esforços investidos pelo estudante e ele também consegue mensurar de forma fácil e rápida os resultados obtidos com cada módulo, exercício e assunto trabalhado.

Assim, o aluno também se sente mais motivado a continuar estudando e consegue ver valor naquilo que aprende.

03. Interatividade

Os Millennials também, como dissemos, são uma geração muito conectada e que gosta de interagir com o outro e com o conteúdo também. E com os vídeos em um modelo de e-learning você consegue suprir muito bem essa demanda e superar as expectativas dos estudantes.

Seja ao vivo ou no modelo de aulas gravadas, usando vídeos, as aulas ficam muito mais dinâmicas, práticas e interessantes. O aluno consegue voltar em partes que ele achou mais interessantes, fazer anotações, seguir links inseridos durante a apresentação, deixar comentários e, se o professor estiver ao vivo, ainda é possível interagir com ele durante a aula, tirar dúvidas em tempo real e conversar com outras pessoas da turma.

——————————————————————————————————————————–

O e-learning para os millennials tem a ver com liberdade, flexibilidade, interatividade e eficiência e isso é tudo que essa geração quer.

Por essas e outras razões, cada vez mais, essas pessoas estão preferindo o ambiente virtual ao físico e trocando a sala de aula por onde quer que seja mais confortável.

Se você oferece conteúdos educacionais ou cuida de uma instituição de ensino, é hora de começar a se adaptar e seguir essa tendência, ditada por quem mais entende de aprender!

Artigo produzido pela equipe de conteúdo da Samba Tech.

Apoiadores