3 fortes motivos para investir em Educação Corporativa na sua empresa

Redação
outubro21/ 2016

Quando as pessoas pensam em melhorar sua empresa e impulsionar os resultados de seu negócio, muitas ainda acham que para isso, precisam trazer mais pessoas, contratar grandes especialistas ou investir muito dinheiro em diferentes pontos. Quase ninguém imagina que o primeiro passo para começar a ter melhores retornos com um negócio é investir no que você já tem de mais valioso dentro da própria empresa: seus colaboradores.

A educação corporativa é uma excelente forma de aumentar a produtividade, melhorar os produtos e serviços que você oferece e, consequentemente de ter mais lucros com sua corporação. Além do mais, quem investe em educação corporativa ganha uma vantagem competitiva natural e sustentável e ainda melhora fatores como sua credibilidade e confiabilidade perante a sociedade e clientes.

Quer mais alguns (fortes) motivos para investir em educação corporativa e mudar a realidade da sua empresa? Dê só uma olhada:

1. Deixa seus colaboradores mais motivados

Empresas que investem em educação corporativa, além de aumentarem a produtividade dos colaboradores e conseguirem ter mais lucro com seu negócio, deixam os colaboradores muito mais motivados e melhoram o clima na empresa como um todo.

Isso acontece porque, quando um colaborador recebe um treinamento ou capacitação relacionado à sua área de atuação e suas necessidades dentro da empresa, ele se sente mais valorizado. Se a empresa investe em alguém, é porque essa pessoa é estratégica para o negócio e porque ela se preocupa com seu crescimento profissional dentro dela.

Com isso, você sentirá melhorias na forma como as pessoas se relacionam dentro da empresa, na maneira como elas realizam seu trabalho e isso refletirá em pesquisas de clima e satisfação e até na produção do negócio como um todo.

2. Incentiva a inovação

Profissionais que conhecem toda a empresa, dominam suas tarefas e as executam com qualidade, terão muito mais confiança para sugerir melhorias nos processos e até para propor novos serviços, soluções e produtos para sua empresa.

Isso ajuda a criar uma cultura de inovação em seu negócio e pode ser decisivo para te colocar a frente da concorrência e para que você entregue soluções cada vez mais adequadas para seus clientes e para o público em geral.

3. Diminui a rotatividade

Um dos maiores problemas enfrentados por muitos negócios hoje, é referente a alta rotatividade de colaboradores. O profissional entra na empresa, adquire experiência, faz um bom trabalho, mas não estabelece vínculos reais com ela, que sejam capazes de mantê-lo por mais tempo nessa posição. Assim que encontra um local com melhores condições ou um salário um pouco maior, ele deixa a empresa. E quando isso acontece, além de levar com ele todo o conhecimento de suas funções e de sua posição, o colaborador gera custos para a empresa e também faz com que ela perca em produtividade e competitividade. Afinal, será preciso gastar tempo e esforço para fazer um processo seletivo, para treinar uma nova pessoa, e enquanto ela não se adaptar às suas tarefas, ela não irá produzir com capacidade máxima.

Portanto, é importante reter talentos em sua empresa. Hoje, as pessoas buscam por mais do que bons salários e investir em educação corporativa é uma ótima forma de mostrar que você se importa com os colaboradores que tem em sua empresa e de gerar valor para cada função. Com a educação corporativa, as pessoas sentem que têm importância para a organização e que podem crescer no negócio. Isso tudo ajuda muito a diminuir a rotatividade de pessoas e os prejuízos causados por esse fator.

——————————————————————————————————————————–

Mais do que um investimento apenas nas pessoas em sua empresa, realizar ações constantes de educação corporativa vai ajudar seu negócio a ser mais produtivo, competitivo e consequentemente, a ter mais lucros com suas atividades.

Portanto, é importante adotar uma boa estratégia de treinamentos e capacitações para todos os colaboradores e prezar por seu desenvolvimento atrelado ao da empresa. Clicando aqui, você pode conferir mais detalhes sobre esse processo e nesse outro artigo, vai entender passo a passo como criar treinamentos eficazes para todas as pessoas em sua organização.

Conte com mais essa vantagem para sua empresa e saia na frente de seus concorrentes!

 

Artigo produzido pela equipe de conteúdo da Samba Tech.

Apoiadores